Sexta Sei: O simulacro nos brinquedos retorcidos de Lia Menna Barreto

Artista carioca radicada no Rio Grande do Sul fez do uso de brinquedos o seu traço de distinção no mundo da arte

por Fabiano Moreira
sextaseibaixocentro@gmail.com

Eu sou completamente fascinado pelo Instagram da artista plástica Lia Menna Barreto, 62 anos, carioca de alma gaúcha radicada em Eldorado do Sul (RS) que encontrou nas bonecas e nos brinquedos infantis de plástico o seu traço distintivo no mundo da arte desde os anos 80. Ao desmembrar bonecos e criar estranhos arranjos, a artista desloca o significado e transforma as relações habituais com esses objetos.

Ela me conta, por e-mail, que compra a maioria dos brinquedos, e ganha outros tantos, mas que seu maior interesse não é exatamente pelos objetos, mas por simulacros em geral. “Coleciono imitações de lagartixa, sapos, seres humanos, etc..”, enumera. Pergunto se o público vê crueldade em algumas dessas manipulações. “A crueldade está na cabeça de quem vê, pois, para mim, é só um material que eu manipulo com facilidade. Tem a turma que gosta e a que não gosta, como tudo”, afirma.

“As crianças gostam do meu trabalho, os adultos têm dificuldade, muitas vezes, de captar o lado mais interessante e acabam se assustando. Não dá nenhum aperto no coração não, eu não acredito que as lagartixas de plástico vão sofrer ao virar uma torta“, me conta. Pergunto sobre a relação afetiva com os vasos de plantas feitos a partir de bonecas. “Para mim, os vasos de plantas são afetivos sim, não são vasos comuns, são bonecas que eu cuido“, afirma.

Um fato curioso é que, na infância, Lia não tinha acesso a bonecas. “Vivia brincando no quintal, andava de bicicleta e subia muito em árvores com meus irmãos”, relembra. A artista elegeu esses símbolos da infância e do afeto e, em um monta e desmonta, os recoloca em um outro plano de representação. Sou muito fã.

Abaixa que é tiro!💥🔫

A minha juventude foi marcada pela descoberta de Chico Science e Nação Zumbi e o mangue bit. Foi algo tão profundo que tudo que dizia respeito a Recife me interessava, tanto que cheguei a ir lá, duas vezes, e me esbaldei no Recife Antigo, na Galeria Joana D’arc e, principalmente, no ateliê mágico de Francisco Brennand, que lugar mais lindo da porra. Um sonho ainda não realizei, que é de ir ao Rec-Beat, o festival que nasceu junto ao movimento dos homens-caranguejo e que acontece, há 25 anos, na Rua da Alfândega. Neste domingo, dia 14, vou ter um gostinho da experiência, mesmo que na internet, com a edição que rola, às 15h, com um line up digno de tanta idealização, uma classe só, com cada show filmado em locais icônicos de São Paulo e de Recife, buscando sempre links com o carnaval.

O line up traz Mateus Aleluia (show gravado na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos/SP), Luiza Lian (escadaria do Theatro Municipal/SP), Getúlio Abelha (Praça Antônio Prado/SP), O Terno (Viaduto Santa Ifigênia/SP), Céu (topo de um edifício no centro da capital paulista), Spokfrevo Orquestra (Marco Zero/Recife), MC Troia (Cais da Alfândega/Recife) e Ilú Obá de Min (Largo do Paissandu/SP). A apresentação será com China (amo) e Roberta Estrela D’Alva. Além dos shows, rolam performances compactas, em formato de drops de poesia, dança e música, pontuando os intervalos.

Depois de Caetano Veloso e Gal, chegou a vez da diva maior da MPB, Maria Bethânia, fazer sua primeira live, neste sábado, dia 13 de fevereiro, quando comemora 56 anos de carreira. A transmissão acontece pelo Globoplay, a partir das 22h, com sinal aberto para não assinantes. O show vai rolar na Cidade das Artes, no Rio, sem plateia ou convidados. Dizem que, se juntarmos os quatro Doces Bárbaros e Chico Buarque em uma live, derrotamos o vírus.

As rainhas do carnaval da Bahia não vão deixar a data passar em branco. Pode botar o abadá do Crocodilo que hoje, dia 12, às 20h30, tem carnaval virtual da rainha Daniela Mercury. Claudia Leitte e Ivete Sangalo fazem live de carnaval, “Trio”, amanhã, dia 13. A live poderá ser vista no Youtube e nos demais canais das cantoras (aqui e aqui), a partir das 17h30.

E tem mais live no carnaval da Bahia? Tem sim, senhor! Hoje, sexta, tem Cheiro de Amor, às 20h30. Amanhã, sábado, Chiclete com Banana, às 16h, e  Léo Santana, Parangolé e Harmonia do Samba, às 21h. No domingo, tem Bell Marques, do Chiclete com Banana, às 16h, os baianos que eu amo do Àttooxxá fazem bailaum BLVCK BVNG, às 17h. Na segunda, às 17h, é a vez do Psirico. E terça, o Olodum encerra os serviços, às 19h,

Pensou que não ia ter carnaval? Os blocos do Rio estão organizando os seus cordões virtuais, e a folia vai rolar sim, pelo YouTube, com cada um na sua casa.

A folia começa hoje, às 18h, com o e-Carnaval da SulAmérica, com shows de Preta Gil, Bell Marques, Péricles e Jota Quest. Matheus VK recebe seus colegas de bloco, os cantores do Fogo e Paixão, às 20h, no Instagram.

No Rio, a maioria dos eventos abaixo têm apoio da Lei Aldir Blanc. Chic. Hoje, sexta-feira, às 21h, o bloco Amigos da Onça comemora seus dez anos com a live ”Amigos da Onça e seus 10 carnavais: Folia, volto já!”.

No sábado, dia 13, às 19h, rola o #CéuNaTerraEmCasa, com grande baile online, no YouTube e no Facebook. Mais tarde, 20h30, o Monobloco transmite, pelo YouTube, o desfile que fará no Cidade Alta RP, um jogo que simula uma cidade fictícia.

Domingo, dia 14, às 15h, tem Cordão do Boitatá, ao vivo do Teatro Riachuelo, recebendo, no palco, Rita Benneditto, Mariana Baltar, Moyseis Marques, Alcinéia Martins, Jongo da Serrinha, Edu Neves, Josimar Carneiro e Marina Íris. O cordão comemora 25 anos misturando Chico Buarque, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Dominguinhos, Dona Ivone Lara, Arlindo Cruz, Hermeto Pascoal, Capiba, Pixinguinha, Tom Jobim e Fela Kuti. São mais de 100 músicos no palco.

Ainda no domingo, tem live do Bloco da Preta, comandada pela Preta Gil, às 16h. Vai ter vista da Baía de Guanabara e participações especiais de Alcione, Teresa Cristina e Mumuzinho.

Logo depois, no domingo, o Bloco Toca Rauuul faz live, às 16h20.

Na terça-feira, a Orquestra Voadora estará voando em casa, às 16h. O Teatro Riachuelo recebe o Carnaval da Cura do Agytoê, às 21h, quando celebram a vacina com a cura pela música, emanando amor para sarar os corpos.

Também na terça, rola o carnaval virtual do #BlocoNãoÉNão, às 20h, no Facebook e no YouTube.

Quem não gosta de samba pode se jogar no CarnaRock Oz 2021, hoje e amanhã, às 15h. Hoje, teremos Naguetta e NDK, e amanhã, Mato Seco e Teorias do Amor Moderno. Dá pra assistir por site, facebook e YouTube.

Foto: Aruan Viola

Liana Padilha e Lucas Freire, duo à frente do NoPorn, farão uma série de lives de carnaval, nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro, às 20h, no canal do YouTube. O projeto tem apoio da Lei Aldir Blanc. As apresentações vão transitar pela trajetória do grupo, com as músicas do álbum de estreia, NoPorn (2006), no dia 13, as canções de BOCA (2016), no dia 14, e faixas extras, entre singles e trilhas para campanhas de moda, como Corpo Palavra, feita para a Cacete Company, e Shine Shine, para Eduardo Caires, no dia 15. 

No dia 26, aliás, sai “Geléia de Morango”, primeiro single do seu terceiro álbum.

Nesta sexta, às 18h, o compositor e instrumentista de Jufas Márcio Guelber lança, no YouTube, o segundo episódio de “Paisagens possíveis”, suíte com 4 movimentos composta para violão 7 cordas e apresentada como websérie semanal. Mais um rolê da Lei Aldir Blanc. A primeira parte está aqui

O Circo Voador no ar exibe show que o pernambucano Geraldo Azevedo fez na lona, em 2015, nesta sexta, às 22h, com repertório repleto de frevos.

No sábado, tem live de Zélia Duncan, às 19h, no Sesc RJ. No domingo, tem Barões da Pisadinha, às 14h, e Anitta, às 17h. Na quarta, Anitta participa, ainda, às 21h, do Korbel Carnaval.

Na quinta-feira, dia 18, Zeca Baleiro e Juliana Linhares, da banda Pietá, participam de bate-papo de camarim íntimo, às 19h, no programa Afetos, da Natura Musical.

Não quer deixar o Carnaval passar em branco? Eu sempre faço aniversário no carnaval, adoro as tantas festas a fantasia que já fiz. No ano passado, fiz essa playlist com 7h45 de animação sem tirar, “Minha carne é de Carnaval”.

Playlist com as novidades musicais da semana. Nesse post, tem todas as playlists do ano.  Aqui tem as playlists de 2020.

Playlist com os videoclipes da semana, com Daniela Mercury e Gal Costa, Cardi B, GA31, Fabio Santanna, Jota Quest, Chet Faker, Foo Fighters, Orquestra Ouro Preto tocando Beatles, Marina Peralta ft Dow Raiz, Sia ft David Guetta, Livinho, Paige ft Kadu dos Anjos, Gabeu e +

Sexta Sei, por Fabiano Moreira