Página comemora dois anos sextando com lançamento de livro de artista editado pela Sala da Casa
por Fabiano Moreira
sextaseibaixocentro@gmail.com
Mais um ano passou rapidinho, e a Sexta Sei está completando dois anos de rolê. Pra comemorar, vamos fazer um evento, no dia 29 julho, das 18h às 22h, no Memorial da República Presidente Itamar Franco, na Rua Benjamin Constant 790, Centro, para lançar o livro de artista “Vai caminhante”, editado pela Sala da Casa, com as fotos que faço nas caminhadas pandêmicas. O livro tem projeto gráfico de Nathalia Serra e curadoria de Mariana Bretas. O evento vai ter música em discos de vinil com Pedro Paiva e Alex Paz, com entrada franca. Para passar o segundo ano a limpo, pesquisei aqui o top 5 de posts mais acessados do ano dois, que são Julio Secchin, o clube das Exaustas, Mavi Veloso, BaianaSystem e Carlos do Complexo.
“Em plena pandemia, sem quase sair de casa e no trabalho remoto, revisitar a cidade e passear pelas ruas de Juiz de Fora, por meio do olhar atento do Fabiano e das fotos que registravam detalhes sempre tão ternos e curiosos da cidade, me fizeram sentir acolhida num momento de muitas incertezas e transformações. O livro de artista “Vai, caminhante”, resultado dessa parceria e pesquisa, com projeto gráfico de Nathalia Serra, é mais uma publicação da Sala da Casa e celebra o deambular, o olhar atento às belezas e à poesia que há pelos cantos da cidade, onde cada esquina reserva a possibilidade de um encontro. “Vai, caminhante” permite múltiplas leituras por meio da escrita livre e espontânea das ruas, impressas no espaço urbano, sempre mutante. Bom passeio!”, analisa a curadora Mariana Bretas.
Taí uma ótima oportunidade, o aniversário de dois anos, risos, para dar aquela forca na campanha de crowdfunding da coluna, que já atingiu 63,2% . A vaquinha é tipo uma assinatura para ajudar a pagar os custos básicos de internet, telefonia e streaming necessários pra fazer a Sexta Sei. Prefere fazer um PIX? O pix da página é sextaseibaixocentro@gmail.com.
O funk de pelúcia de Julio Secchin, o novo namoradinho do Brasil – o post mais acessado do ano dois da Sexta Sei foi o meu papo com o hitmaker carioca Julio Secchin. Falamos sobre seu trabalho como diretor de clipes para Silva, Lucas Santanna, Banda Tereza, Leo Justi e Hevy Baile, as parcerias com Maria Luisa Jobim, Márcio Victor, do Psirico, e Ana Frango Elétrico e o “funk de pelúcia”.
Tá cansadan? Bem-vindx ao Clube das Exaustas das mineiras Julia Branco, Luiza Brina e Sara Não Tem Nome – Eu costumo apontar essa como uma das melhores entrevistas da página, talvez pelo fato de o projeto das mineiras ter captado o espírito do nosso tempo. Se você não está cansado, meu amor, você não está entendendo nada. A canção “Exausta” faz a síntese do sentimento geral. “O tropeço como estética. O erro como linguagem. A sátira de si. O Pop. Porém, cansado”, avisa o release.
Mavi Veloso estreia com bom álbum “Travesti Biológica” – essa foi postada às vésperas do Dia Nacional da Visibilidade Trans, falando sobre o bom álbum “Travesti Biológica”, da mulher trans Mavi Veloso, 36 anos, que reflete sobre sua transição e questões relacionadas à voz e à performance, que ela estuda academicamente. Depois do post, saíram clipes para algumas canções, cata a playlist.
Tô me guardando pra quando a roda do BaianaSystem chegar – Nunca esperei tanto por um show quanto esperei por esse do BaianaSystem, foram dois anos entre a compra de ingresso e entrar nessa roda tão sonhada. Tive a honra de bater um papo com um dos fundadores do grupo, o maior coletivo da cultura nacional desde Chico Science e Nação Zumbi, o guitarrista e boa-praça Roberto Barreto.
Carlos do Complexo perpetua sua música eletrônica experimental sem ceder às pressões da indústria – Esse também foi um dos melhores papos da Sexta Sei. Carlos do Complexo, 26 anos, é um artista indomável aos ditames do mercado, um verdadeiro criador, que não está nem aí para as listas de melhores do ano, charts, plataformas, resenhas ou o que for. Carlos está concentrado demais em sua própria música.
Abaixa que é tiro!💥🔫
Parceiro de fanzine Bat Macumba e animador de mão cheia, Leo Ribeiro volta à cidade após período de mais de quatro anos como novo morador de Stavanger, na Noruega, cidade ligada à indústria pesqueira e de enlatados que ele mostra, a partir do dia 20, na exposição “Transformatorhus”, que fica em cartaz, até 4 de agosto, na Galeria Espaço Reitoria, no Campus da UFJF. Este projeto de gravuras mostra o lado “B” da costeira Stavanger, “uma cidade que é vista a pé e sem pressa”, define o artista, que se formou em Arquitetura no campus, algo que fica aparente nessas vistas frontais dos edifícios, tais como fachadas em projetos arquitetônicos. São cerca de 26 obras, com tamanhos que variam entre A4, A3 e SR3 (32 x 45 cm). As gravuras estarão à venda enquanto durar a exposição. A técnica é o desenho com grafite e tinta nanquim, podendo haver uma finalização com canetas coloridas, aquarela, lápis de cor e edição digital. Léo acaba de lançar clipe de animação que fez para a banda Alles Club, “Andromeda”, que também tem a cidade como personagem. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Capa criada por Ana Gouveia
Depois de um longo inverno sem lançamentos, o tempo do período mais constritivo da pandemia, o músico juiz-forano BAAPZ quebra o gelo com o lançamento do single “Contato Glacial (Gelo)”, de batidas lentas e envolventes. “Tem a ver com procrastinação: essa música sou eu tentando desfossilizar, sair da inércia. Antes, eu tinha outras ocupações, e a pandemia me deixou preso durante dois anos, me fazendo ter umas crises estéticas. Talvez a música que eu estava fazendo antes não represente mais quem sou depois de todas essas mudanças. Senti precisar ter as influências mais pop e hip-hop. Precisava expandir mesmo. Escuto muita música pop, tipo o novo álbum da Rosalía. Não quero ficar fazendo tributo a bandas dos anos 70, quero fazer o som de agora“, explica o músico,que integra a banda local Alles Club. Na faixa, ele gravou voz e todos os instrumentos: sintetizadores, guitarra, baixo, saxofone e bateria eletrônica.
Foto: Nanda Porto Rocha
Que seja bem-vinda a mais nova livraria e café de Jufas, a Autoria – Casa de Cultura, em um casarão no centro da cidade, na Rua Batista de Oliveira 931/2º andar. A inauguração rola neste sábado (16), a partir das 14h. A livraria tem foco em autores e editoras independentes. Além dos autores locais, o catálogo conta com obras exclusivas das editoras Paratexto (JF), Relicário Edições (BH), Aletria (BH), Páginas (BH), Carambaia (SP), entre outras.
O espaço sediará exposição do artista plástico Guilherme Melich, “Olhar a(r)mado”, com cinco pinturas em óleo sobre tela que homenageiam o poeta juiz-forano Murilo Mendes. Entre os artistas retratados nas telas, estão Reis Júnior, Portinari, Arpad Szenes, Carlos Bracher e Nívea Bracher. A exposição ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h, até o próximo dia 5 de agosto. Na abertura, o público infantil terá contação de história do livro “O aniversário do coelhinho esperto” com a autora Mi Cardoso, às 15h. A música terá seleção do DJ Daniel Brandão e show com o cantor Helgi, às 17h. A entrada é franca, e o espaço foi idealizado pelas sócias Carol Canêdo e Fernanda Vizian, da editora Paratexto. A ideia é ser um lugar para autores, sejam eles de livros, telas, melodias, costuras…
Chico Chico volta a Juiz de Fora com show do seu álbum “Pomares”. sábado (16), às 20h, no Sensorial, com os DJs Mafê e Lucous antes e depois. Hoje, a partir das 20h, a casa tem show de Roger Resende e Juliana Stanzani e do Forró Sagarana. Ingressos aqui.
Amanhã, (16), às 12h, no Rio, tem Faixa Preta Festival, na Praça da Apoteose, com Djonga, Ooze do Rodo, TZ do Coronel, Tasha & Tracie, Black Alien, BK’, Ebony, Major RD, Hyperanhas, FP do Trem Bala, Deize Tigrona, Iasmin Turbininha e +.
O período de inscrições nos editais “Esparrama” e “Cultura da/na Quebrada” foi prorrogado até o próximo dia 22, sexta-feira. O prazo para inscrição no Cadastro de Agente Culturais de Juiz de Fora (CadCULTURAL), exigido no processo, vai até domingo (17).
O Bloco Afro Muvuka está com inscrições abertas até o dia 25 para festival que selecionará quatro composições musicais inéditas para serem usadas pelo grupo, com R$ 4 mil em prêmios. Formulário de inscrição aqui.
Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de adornos africanos ministrado pela artesã Sandra Pereira da Silva, da G-Afro Acessórios Étnicos, pelo telefone 98814-7037. As aulas acontecerão no Beco da Cultura, com acesso pelo Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM). Serão formadas turmas com dez vagas cada.
A 40ª edição do Miss Brasil Gay Oficial está confirmada para o dia 20 de agosto, no Terrazzo, com show de Gloria Groove. Serão 27 candidatas disputando o título e desfilando em trajes típicos e de gala. Os apresentadores serão Sheila Veríssimo, Miss Brasil Gay 2013, e Paulo Nahal. Lizandra Brunelly fará o show de abertura do espetáculo. A programação ainda inclui edição da Festa Treta, de Guilherme Acrízio e Thiago Araujo, dia 19 de agosto, no Rocket Pub e as festas Stomp e Funhouse.
Já o Rainbow Fest volta ao Parque Halfeld na sexta-feira, 19 de agosto, das 18h às 22h e segue no sábado e domingo, das 12h às 22h. Vai ter show de drag queens, como Joanne Portilla, Natasha Houston, Nayla Brizard, Wandera Jones, Penélope Fontana, Nicary, Felipe Feitosa Titiago, Uiara Cardinally, Ajailla e Ursulla Scavolinni, entre outras. Entre os DJs, nomes como Coldhans Queiroz, Stevix, Junior Queiroz, Fábio Laroque, Titiago e Daniel Ribeiro. A Prefeitura também vai promover o segundo Agosto Multicor, entre os dias 1° e 26, com cinema, teatro, dança, roda de conversa e exposição de fotografias, em programação em definição.
Playlist com as novidades musicais da semana. Nesse post, tem todas as playlists do ano. Ainda tem as playlists de 2021 e 2020.
Playlist de clipes com The 1975, Jandaia, Mykki Blanco, Pássaro Vivo, a-ha, The Mars Volta, Jean Tassy, Ciara + Coast Costa, Heavy Baile + Leo Justi, Doechii, WC no Beat + Valesca Popozuda + Tati Quebra-Barraco, Rico Dalasam, Harry Styles, Santigold, Tyga, Rico Nasty, Jenevieve + Benziboy, Filipe Ret + Anitta, Cardi B + Kanye West + Lil Duck e Tomischa + Trreinticiete 3730
A campanha de crowdfunding da coluna continua, já atingimos 63,2% . Prefere fazer um PIX? O pix da coluna é sextaseibaixocentro@gmail.com