Sexta Sei: Fundo de Quintal OFC: uma voadora no coração do Brasil

Fabiano Moreira bateu um papo, pelo Zoom, com os meninos do Maranhão que são estrelas do YouTube e têm, entre os fãs, Kléber Mendonça Filho, de “Bacurau”

por Fabiano Moreira
sextaseibaixocentro@gmail.com

Elogiados pelo diretor de cinema Kléber Mendonça Filho, de “Bacurau”, e pelo jornalista Xico Sá,  os meninos do Fundo de Quintal OFC começaram esta brincadeira em um barranco no interior do Maranhão, em Santo Antônio dos Lopes, pequena cidade com pouco mais de 8 mil habitantes, aonde se planta abacaxi, cana-de-açúcar e babaçu.

Entrevista

Em plena pandemia, conquistaram a Internet e uma placa de um milhão de fãs, no YouTube, além da mesma quantia no Instagram. E não é por menos, o canal é pura diversão, com um jogo de cena surpreendente, sete amigos, muita lama, poças, hits do momento, funk, luta livre e um clima de brincadeira infantil. Cativante.

Tudo OK – Thiaguinho MT  feat Mila e JS O Mão de Ouro

“Eu descobri o Fundo de Quintal no Twitter, eu gosto de acompanhar os vídeos, o quadro deles é sempre fixo, mas tem sempre uma coisa muito boa acontecendo, é raro. Sempre tem uma tensão, muita anarquia, voadora no pescoço e nas costas, entra um mascarado e sai voando do outro lado. Engraçado, estranho e tem muita personalidade, eu acho foda, gosto de ver os vídeos deles.”, disse Kleber Mendonça Filho, diretor de “Bacurau”, “O Som ao Redor” e “Aquarius”. 

Denilson (18), Matusalém (25), e Rhuan (17), Victor  (18), Riquelme (14),  Jhayme (18) e Eulisses (11), os reis da voadora

No Twitter, Kléber fez vários elogios, como “Blocking, staging, domínio de quadro e som. Ação, Aventura” e “Covid com Chá de Boldo. Voadora no cangote”. Os meninos já gravaram o primeiro CD, “Respeita o desmantelo” e estão com empresário. Tudo na maior simplicidade e autenticidade, eles parecem não se agigantar com o repentino sucesso na web. Batemos um papo pelo Zoom, um amor.  Meninos bons do coração do Brasil.

Amor de Que, Pabllo Vittar

Articulista convidado

André Monteiro, Professor da UFJF e escritor

Cérebro-Gambiarra-Brasil

“Fundo de quintal: o melhor do “Cérebro-Gambiarra-Brasil” (conforme conceito estupendo de Roberto Corrêa dos Santos). Inconsciente maquínico-antropofágico liberado em invenção tecno-poética (nada a ver com virtuosismos e malabarismos tecnicistas). Aproveitamento “ágil e cândido” das possíveis e impossíveis relações entre luz, câmera, ação, composição de quadro, performance, dança, canto, luta, locação bruta e a música infinita da língua nordestina brasileira não moralizada e posta em movimento eletro-cósmico. “Bárbaros tecnizados” sonhados por Oswald em ritual de magia mangue-beat mundana. Crianças sendo crianças. Sujas de lama, pó e barro e levando a sério o brincar bonito de cinema total com as digitais-base do básico século XXI: os nossos Super-Oitos da hora. Ou melhor: SuperOutros, como diria Edgar Navarro. Contra a caretice purista e puritana. Pelo direito ao (in)mundo das diferenças. Pelo amor e o humor da eletricidade corpóreo-afetiva. Nem xenofobia nem complexos de viralatismo. O regional sem regionalismos. O cosmopolitismo rural do pobre. Experimentais? O paradoxo de Cocteau: sem saber que é impossível, os meninos vão lá e fazem. Tocam o terror. E o terrir. No Fundo, no fundo, o Fundo de Quintal é um mundo sem fundo. E, claro, sem nenhuma divina vergonha de ser feliz pra Diabo na terra do sol.”

1 milhão de hits no Youtube

Era, Dorime

Ah lelek lek lek/Passinho doVolante

Abaixa que é tiro!💥🔫

 

 

 

 

Caetano Veloso comemora 78 anos com live, às 21h30, pela Globoplay.

 

 

Continuamos presos em casa e sem perspectivas de soltura. Hoje, Luiz Valente estreia o programa “Larica musical”, às 16h20, no Twitch. No final de semana, temos lives de Russo Passapusso (19h) e Marília Mendonça (20h), no sábado, e Zeca Pagodinho (17h), Parangolé (15h) e Flávio Venturini (19h), no domingo. O Circo Voador no ar tem show da banda Abayomy (Fela Day 10 Anos), sábado, às 22h, no YouTube. Laura Conceição faz live no dia 13, às 21h.

Cartum negacionista do Allan Sieber

Face of reality, de Francisco Silva, uma das imagens vencedoras de concurso da semana Rainbow

 

 

 

 

 

A IV Semana Rainbow on-line da UFJF começa segunda, 10, e vai até dia 16 com palestras, lançamentos de livros e apresentações artísticas e culturais no Youtube. Segunda, 21h30, tem show de Valéria Barcellos. O encerramento é em grande estilo e tem live com a Jup do Bairro, dia 15, às 20h.

 

 

 

 

Pra segurar essa barra, Panos sinceros me interessam, com verdadões estampados. “Deus te elimine”, “Que Jesus te guarde e esqueça aonde”, “O Brasil me obriga  beber” e “Sinta-se em casa, mas lembre que não está” são alguns deles.

Playlist com novidades musicais dessa sexta

Gostou? Não? Que pena…

Talvez você possa se interessar por outro conteúdo