Ponto de Partida abre vagas em residência artística gratuita

FONTE: Portal de Notícias PJF

FUNALFA – 15/6/2021
O conceituado grupo de teatro Ponto de Partida, com sede em Barbacena (MG), está com inscrições abertas para uma residência artística inteiramente gratuita que será realizada através da internet. São oferecidas 20 vagas para atrizes e atores, residentes em qualquer parte do mundo, que falem português e tenham idade mínima de 16 anos. A imersão cultural terá duração de dez semanas, durante as quais o grupo, que soma 41 anos de trabalho, vai partilhar sua experiência, os processos de criação e produção, a pesquisa desenvolvida para um musical brasileiro e sua metodologia lúdica e plural, sistematizada com foco no exercício do ator.

As interessadas e os interessados em concorrer a uma das vagas disponibilizadas devem se inscrever até o dia 23 deste mês, pelo site. É preciso ter disponibilidade para as datas e horários dos encontros on-line, discriminados no site. Para participar da seleção basta preencher a ficha de inscrição e enviar um vídeo simples, sem edição, interpretando um texto de escolha pessoal, gravado especialmente para essa seleção e com duração máxima de dois minutos. Também é preciso anexar um vídeo, nos mesmos moldes, cantando uma música, gravada especialmente para o processo. A seleção será feita por uma comissão formada por atores, músicos e a direção artística do Ponto de Partida, e o resultado sai no dia 1º de julho.

A residência artística do grupo mineiro tem patrocínio da ArcelorMittal e da Belgo Bekaert, através da Lei de Incentivo à Cultura. Em Juiz de Fora, a iniciativa conta com apoio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) na divulgação. Conforme o assessor da Funalfa, Tarcísio Moreira Mendes, a fundação tem se aproximado do Ponto de Partida, buscando troca de experiências e cooperação mútua.

Foto: Guto Muniz

Comentários