por Eduardo Bento
O clipe de Obrei Orei aborda a dor e a delícia de frequentar uma loja de discos. Do argumento de Lê Almeida, passando pela direção de François Havana & Mia Mozart e pelos efeitos especiais da Inhamis Studio, há uma profusão de referências cinematográficas. Nessa mistura entre o lixo da cultura pop e o que há de mais refinado na sétima arte, ninguém, nem mesmo os envolvidos em sua concepção, consegue delimitar até onde vai cada uma das muitas influências.
Abusando da saturação das cores, do neon e dos rastros nos frames, o novo vídeo do conjunto Oruã é uma despretensiosa homenagem ao cineasta Wong Kar-Wai. No entanto, não se limita a replicar a obra do diretor chinês e permite que as animações em rotoscopia conduzam a narrativa visual por caminhos psicodélicos e bem-humorados.
Os últimos clipes do quarteto têm funcionado como registros de seus diferentes habitats: as estradas do Estados Unidos, as madrugadas na Baixada, as brisas do mar de Búzios… E finalmente chegou a vez do Centro do Rio de Janeiro, local onde o Oruã emergiu em 2016 durante sessões de improviso no Escritório, o quartel general da Transfusão Noise Records. Assim como os seriados de TV, a trajetória do clube recreativo é dividida em temporadas, que são ciclos iniciados com novos personagens e histórias inéditas. Além de rostos já conhecidos, o elenco reuniu sócios-atletas que representam a novíssima geração de agregados do selo. O vídeo foi gravado na loja Clube da Esquina Discos, localizada no mesmo imóvel centenário que abriga o Escritório.
A produção é mais uma parceria entre Transfusão e Inhamis, que desde 2009 têm somado forças em diversos projetos audiovisuais. Reforçando a conexão entre a Baixada Fluminense e a cidade mineira de Juiz de Fora, a rádio proselitista database.fm e o famigerado baixocentro.com vão utilizar todas as tecnologias necessárias para que este conteúdo possa ser assistido pelas futuras gerações.
Obrei Orei faz parte do disco ÍNGREME, lançado em outubro de 2021 pela Transfusão. Não perca a conta: este é o 109º lançamento da gravadora que completa 20 anos em 2024. Em agosto, eles partem para a quarta turnê internacional, mais uma vez abrindo para o Built to Spill. Leia a biografia não autorizada em database.fm/orua
Eduardo Bento é ghostwriter da editora Papelote, cofundador do selo Pug Records e CEO da rádio proselitista database.fm. Escreve por hobby ou por lobby e nunca fez curso de escrita criativa.