Tá na moda tirar foto com câmera ruim

tá na moda isso, tirar foto de derrame com câmera ruim

por Francis Hempi

Conheci o Dino (João Victor Fouraux Júdice, 20) quando estava editando um videoclipe gravado em uma festa de rua. Skatista, ele performou em dois takes do corte final.

Depois, por amigos em comum, entendi que o Dino era uma presença social forte, um documentarista de 15 anos com linguagem própria. Seus registros, feitos no período 2014/2015, foram nomeados de “momentos” e disponibilizadas despretensiosamente no sítio ​exaustos.tumblr.com​.

Recentemente, surfando nas anotações do celular, esbarrei com o nome de ​Andrzej Zulawski,​ cineasta polonês, recomendado enfaticamente por ele em uma noite que o apelidei de Zé Celso. Dino é um jovem eloquente, o caçula de quatro irmãs, futuro acadêmico de antropologia.

Essa conversa antecede sua partida para o nordeste.

PS. os personagens citados na conversa são devidamente explanados em seus “momentos”. 

Momentos, exaustos

queria saber sobre suas fotos. são poderosas
blog é seu meu bem.

é exaustos ou momentos?
Momentos era o nome que eu dava antes de tirar a foto. Vamos fazer uma momentos. Ou simplesmente dizia: momentos! E tirava a foto.
Exaustos é porque um dia o luquinha pediu para entrar no grupo que chamava ex-atuais, mas ele confundiu com exaustos. Aí a gente usava o termo exaustos para tudo que fosse exausto. Ou usava pra qualquer coisa.

que grupo era esse?
De skate dos moleques no Facebook Pra falar merda e marcar role, Do gramboy, xim, paulinho, dias. Mesmo pessoal que tá no momentos

“momentos” esse virou um vídeo de skate tbm né
Sim, Meu vídeo de skate, Porque eu saia pra filmar com a minha câmera e andava com a tekpik do momentos, Eu ia com a câmera (mini dv) e a de tirar foto, e registrava tudo quanto é coisa. Tava sempre de mochila, O vídeo foi meu primeiro vídeo. Eu comprei a câmera pra filmar meu vídeo de skate E a de tirar foto eu ja tinha, então eu saia com as duas Mas aí a momentos me acompanhava mais em outros roles além do skate Eu não tinha nenhuma pretensão nem com o vídeo nem com as fotos. Eu não sabia o que ia fazer com tudo aquilo kkkkkk Só de fotos são mais de 2000.

essas fotos documentam um período do skate em jf?
Do skate não. Mas por de trás do skate sim, Porque era o role depois do skate Pessoal bebendo, Fazendo merda, conversando, as festas… O skate tá no vídeo. E o tumblr eu fiz como uma solução para as pessoas pararem de pedir foto. E o gramboy que falou para eu postar as fotos em algum lugar Aí eu fiz o tumblr Mas é tudo despretensioso kkkkk

pq eu sempre achei que o nome exaustos foi criado pelo Ian?
porque ele tomou o nome para si. Porque foi assim A gente tava no pré carnaval Na praça São Matheus E na roda tava eu, Ian dias, Gramboy, Xim, Fi, e chegou o luquinha falando pra colocar no exaustos E o grupo chamava ex atuais. Aí o nome depois foi trocado por exaustos pelo Ian dias, e ele é um cara que adora palavras. Hoje tem um grupo de wpp e ele sempre muda o nome por uma palavra que dá gosto pra ele, e exaustos depois virou nome do vídeo dele. Hoje, por exemplo, o nome do grupo é varon. Tem uma parte do vídeo momentos que quando começa a parte dos meninos eu coloco os nomes que era o grupo: hamburguês, omissos, ex atuais.

todo mundo ama essas fotos, vc sabe dizer o pq?
Eu não sei quem gosta kkkk Pessoal tem vergonha das fotos

Gramboy, artista plástico e dj (Bang!)
Xim, videomaker
Paulinho, fundador do clube NCSSR
Ian Dias, videomaker
Fi, fotógrafo
Luquinha, advogado

parece que ninguém estava com vergonha no momento do clique
É verdade, pq não era um fotógrafo que tirava, Era um moleque de 15 anos No meio de monte de gente mais velha, Fazendo merda, Tem foto sua lá tb… A momentos era o nome da câmera tb.

ser mais novo, favoreceu para conseguir momentos espontâneos?
Sim, pq não to em pé de igualdade de quem eu tiro a foto, Aí tomam a foto como brincadeira Sei lá

podemos dizer que nessas fotos não existe direção nenhuma?
Não, Porque todo mundo pegava a momentos. O fim dela foi esse O luquinha pegou pra tirar foto e estava cheiradão de pó e guardou a câmera ligada no bolso Aí estragou ela. Foi o pó, Mas não ele. Eu só sai com ela e tirava as fotos até acabar bateria. Era uma câmera pequena.

pq vc acha que isso virou moda?
Porque tamo vivendo várias modas simultaneamente, e com apelo à coisas passadas e antigas. E as pessoa tendem a ser diferentona e pega algo pra si para aparecer como único fim. É isso. Mas é nuvem passageira. E por causa do Instagram. Eu não acompanho. Mas sei que é. Antes eu saia com a câmera e tinha vergonha por ela ser mo vagabunda,  era criança tb. Tinha 14 15 anos e não tinha vontade nenhuma com aquilo. Hoje eu vejo as pessoas fazendo tudo por um fim Ou pela estética já em si, procurando corresponder já algo pronto e imitado Pra aparecer

a propaganda de uns é a verdade de outros né

qual a estética das fotografias momentos?
Nenhuma Não tem Eu só tirava foto
mas existem características: flash, baixa resolução, ruído…..
Mas não tinha muito isso não. O ruído era da câmera não ser boa. O flash era por as fotos serem a noite. Era só isso

e a estética do espontâneo, não?
Sim pode ser. Mas as fotos são mal tiradas, Desfocadas, Com luz batendo estourando. Tudo escuro e tal.

vamos definir um conceito pra elas, para soar mais inteligente…
Não sei Talvez foi algo próximo a nan goldin, lary clark Esses fotógrafos de antigamente Que tirava uma foto marginal Mas a minha não é. Era só eu com meus amigos tirando foto. Foto do paulinho com pó no nariz. Tem foto de quando estava bebado fazendo merda. Tem foto fazendo nada.é isso Igual a foto do Josimar trepado no poste,você não vê isso normalmente E é mais para a gente que conhece o Josimar que é um artista, um cara super pai pra mim. acabava repetindo em roles e situações diferentes fotos de briga tinha muita foto do pau do paulinho mas eu apaguei pq ele pegava a câmera e tirava e em diversos lugares

oq vc acha que leva uma pessoa a ficar tirando foto do pau?
não sei ahahahahahahha coisa do pablo

o pablo gosta de ser fotografado né? outras pessoas também facilitam e agilizam o processo do registro satisfatório da foto ou take…. quem mais, nas fotos, vc sabia que era certeza de cliques bons?
o álvaro, um que está dentro daquela escultura na praça são matheus uma das melhores fotos, colocava a câmera na frente dele e ele fazia algo que nem ele esperava o olho dele batia em algo e ele ia fazer

sinto que ser marginal virou moda, mas como exige coragem e delinquência, a textura, o flash e o desfoque se tornaram indispensáveis…
Sim hoje em dia é isso. Me dá desgosto e vontade de ser careta

vc não teria boas fotos se não tivesse um grupo tão peculiar, certo?
Sim Foram meus amigos E as fotos foram pra gente mesmo Não é pra mostrar pra ninguém Não teve divulgação Eu tentei tirar do tumblr e fazer no insta Aí fiz um insta que chama exaustos_momentos Com fotos do tumblr ou que eu não cheguei a postar Mas me cansei na primeira semana e deixei pra lá ​

Josimar no poste
Álvaro
Álvaro
Personalidade juizforana
Momentos supermercado
Momentos PSM
Momentos íntimos
Momentos Bahamas
vc acha que a internet contribuiu para reforçar a idéia de que tudo é a vida das pessoas, retratado por elas? a TV vive dando uma internetada…
eu acho que a internet até embaralhou porque a propaganda de uns é a verdade de outros né mas as pessoas querem se mostrar às vezes o que nem é às vezes não, a maioria mas o que é de verdade e o que não é não há peneira que separe hoje em dia
qual a responsabilidade do skate na criação de tendências da moda?
tem muita né hoje em dia a moda fica mt em cima de nichos de grupos e o skate é um desses moda hoje são muitas e querem sempre diferenciar só isso só. o skate não é um grupo específico tá sempre mudando tb até conforme a moda mas não tem uma lógica específica pra isso. o skatista faz a moda de uns deles.
como vc acha que seria o mundo hoje sem o instagram?
não existiria a produção de mediocridade. a futilidade ia continuar existindo mas não ia dar vazão nem aval para as pessoas fazerem o mesmo achando bonito. é mt espetáculo.
e dá pra viver fora disso?
só se vive fora. aqui é tudo fachada
pq vc escolheu antropologia?
porque eu me interesso por todas as manifestações do ser humano, tanto material quanto imaterial e antropologia e etnografia consegue abordar tudo e também sou curioso e gosto de estudar pequenas coisas esquecidas e velhas
quando vc percebeu que vc era curioso?
eu não percebi. eu sempre fui. quando eu vejo algo que eu não conheço e me interesse eu corro atrás. eu fico ansioso por aquilo, eufórico. eu queria fazer cinema bem antes. mas mudei de ideia


pq vc desistiu do cinema?

por questão de paixão. eu sempre fui apaixonado por cinema, agora não tanto. a paixão acabou não vou fazer algo que eu não estou amando

vc não acha que a formação em antropologia é uma opção que te dá mais chances de ser um cineasta visceral?
Pode ser. Onde eu vou fazer antropologia, o curso tem duas grandes: antropologia visual e antropologia social. Mas o meu interesse de pesquisa é outro. E o meu cinema, no caso, não vai muito de encontro a meu estudo. Seria coisa separada. Não iria filmar o que estudo, ou seja, meu objeto de estudo. meu cinema vai mais de encontro a minha vida, a minha leitura e a minha experiência mas no cinema também é algo mt a parte, mais do visual do que o resto

fui filho de mulher e irmão de mulher

como foi a sua criação, desde dinossauro jr até dinossauro jovem?
minha criação não difere muito de quem cresceu em bairro. Minha mãe sempre foi mt de boa e me deixouu muito solto. eu vivia na praça e no bairro. minha criação foi essa. ambiente familiar envolto de quatro mulheres e ausente de uma figura paterna. valores nunca foram impostos Foi sempre algo que eu aprendi vivendo mesmo

oq vc descobriu dentro do matriarcado?
não foi esse o sistema que vivi. não descobri nada fui filho de mulher e irmão de mulher só cresci nesse ambiente e num sistema de vida sem mt ideologia por de trás.

nunca existiu uma hierarquia?
existiu a minha mãe autoritária. o que eu minha irmãs sempre dizemos, a presença dela era antes autoritária do que uma autoridade. mas não critico mais isso.​ c’est la vie​.

discorra sobre autoritarismo e autoridade
Bem, é complicado. Minha mãe sempre foi muito jovem. E isso fez com que não criasse um distanciamento entre a figura de mãe com a vida privada dela, o que sempre perturbava a gente (os filhos). Porque às vezes nos encontrávamos nos problemas dela e várias outras questões. Com isso a figura de autoridade perdeu o peso, e quando ela exigia algo, já não conseguia por causa que nós já não tínhamos mais o mesmo respeito. Então o caminho foi ser autoritária; gritar, brigar, bater porta, ser nervosa. Mas minha mãe é mãe, é isso está aí se repetindo como o dia vem depois da noite e o sol nasce no leste e põe no oeste.

e suas referências masculinas?
minha referência é meu avô uma figura antiga e forte de presença e personalidade.

fala mais dele
vou ter que trazer fernando pessoa pra conversa. ele dizia que tem coisas que são nossas, e quando levadas ao público deixa de ser. Meu avô é meu, e eu perdi ele a pouco tempo. não gosto de falar sobre

me desculpa, estou cavucando sem cuidado
ahahahaha tá de boa ❤pode continuar assim

como (ou oq é) para você amar e ser amado
não sei. muito difícil pra eu especular agora em palavras

Jufas

o que você acha de Juiz de Fora?
eu gosto muito e tenho orgulho de também ser “um pobre homem do caminho novo das Minas dos Matos Gerais”

acha que existe algo por aqui que torna essa cidade especial?
ela tá no encontro de uma cidade grande e de uma província eu digo isso na minha opinião eu gosto de um lado sossegado e provinciano de juiz de fora igual meu bairro tem um quê de bairro a calmaria as mesmas pessoas as pessoas na janela a fofoca a mesma rotina mas no centro é tão caótico como outro centro urbano e esse colorido me fascina também fora a noite que é uma outra juiz de fora que se apresenta

você pode me ajudar a construir um parágrafo para definir esses grupos retratados nos momentos?
sim sim deixa eu pensar tinha vários nichos. um que era do pessoal do exaustos, da summer, de rio pomba, do vitu e do pablo hahahaaha

um dos propósitos da entrevista com vc é pq sinto que os nomes, gírias e piadas internas em jufas,​ se espalham loucamente, um acontecimento que contribui para a identidade cultural…
uhum, continua ou acabou?

momento da releitura do gummo

acho que continua… quando pablo e eu decidimos usar #makejufasgreatagain para calçar a comunicação do clube necessaire, o “jufas” já estava na camiseta da dealerrrrrr, na tatuagem da amanda, já era trend topics… logo, nós nos apropriamos do termo “jufas” pois já estava em uso. Hoje ele estampa outra camiseta de uma campanha atrelada aos impactos do corona nos bares, #supportyourjufasbar. fiquei com ciúme (como se fosse dono disso) e feliz, pois partiram do pressuposto que chamar Juiz de Fora de Jufas é carinhoso – oposto do post (que desconheço a autoria) “make Jufas Juiz de Fora again”, que dava a entender que falar Jufas era coisa de turminha ou o “Making Jufas Shit Again” na guitarra do Walner, que nem é sobre a cidade, mas a saudade da Top Surprise (aposto).

springbrigndays

acho que essas estéticas, agarradas as personalidades de seus criadores, devem ser um fardo com o passar do tempo, uma direção difícil de mudar…
sim, fica marcado e tendem a dar continuidade mas já não tem o mesmo vigor o harmony korine comete o mesmo erro tb com os últimos filmes bem ruins. esse último trabalho achei uma merda comparado ao julien donkey boy e gummo e ele tava indo para uma linha mais lúdica com o mister lonely, mas voltou com algo marginal com spreagbreaks, sei lá como escreve, e ficou horrível

eu gosto do springbrigndays, uheuehue
eu não ahahahahahahah

vc entendeu trash humpers?
o significado metafórico? não. só o que tá lá mesmo

eu não entendi, depois fui ler umas entrevistas que ele conta a vida pessoal dele e você entende muita coisa.. esses filmes tinha que ter a versão comentada.
também acho

voltando naquele assunto da apropriação da marginalidade, será que o springbreahuuhddc é uma cessão de direitos marginais do korine para indústria?
acho que sim. ainda mais por parte de quem consome. e o que aquilo desperta nas pessoas

ele odeia o mister lonely
é pode ser, mas dele eu fico com julien donkey boy e gummo ainda

momento do entrevistador

Falação

eu gosto do trabalho do larry clark, as fotos e os filmes… mas os últimos trabalhos dele me soaram preguiça. isso me leva a pensar que talvez ele esteja usando fórmulas que o tornaram conhecido para se reafirmar como pioneiro – já que ele influenciou muita gente que hoje é mais “influente”que ele, só alimentando o feed.

tem uma passagem no doc LA Originals, que o fotógrafo Estevan Oriol balanga que a foto do cachorro dele dá mais curtida num tom ressentido. É um exemplo para o que estou tentando falar.

continua? ou eu dou um parecer? posso?

Essa questão de apropriação de coisa de grupo eu percebo desde quando novo. Quando criança nosso círculo de amigo tinha algo que era intrínseco à ele, mas somos seres sociáveis e que a transmissão acontece de forma espontânea e fora do grupo. E quando isso acontece, quando personagens do grupo vê algo que é seu apropriado por um terceiro, isso causa certo rancor. Mas as gírias e a literatura oral pertence ao anonimato e a sua utilidade, a sua permanência no espaço. A questão é que a gente hoje em dia consegue ver o rumo, a história de certas expressões, gírias, e afins, do grupo indo a outra parte. Isso da tristeza por parte de quem primeiro produziu a gíria e tal. Mas nós também apropriamos de outras gírias, expressões, que não são nossas. Aí fica uma disputa.

quais as gírias do seu rolê?
na lameira, movejayce, exaustos, momentos, fantasmão … essas gírias elas têm uma plasticidade, na lameira e movejayce é quando pessoa tá na lama e isso define para várias coisas quando a pessoa tá mt bebada quando tá na merda exaustos era algo mt em suspenso o que parecia ser dizia ser então não tem uma definição

“exaustos” é muito coisa de quem gosta da sonoridade e acha engraçado o uso no contexto original, não?
sim, tem isso. o gosto da palavra, tom jobim dizia isso tb as palavras têm gosto né
ao dizer, acho que que é um pouco isso.

Sobre suas investidas como ator: oq a possibilidade de nao ser vc e sim uma pessoa idealizada por outra pessoa te provoca?
pergunta difícil chico. mas eu acho boa a experiência eu sempre gostei de atores e do trabalho deles nos filmes de ficar empolgado como o toshiro mifune nos filmes do kurosawa conseguia ser um personagem completamente diferente do que era. e acho isso maravilhoso.

Como vc avalia os atores nos filmes?
pelo seu comportamento e formação do personagem o personagem tem que ter bem feito em cada gesto e palavra, mas a interpretação tem que ser bem livre

Consegue separar o texto do personagem? Vc gosta de personagens calados ou falantes?
mas aí é que tá. um não pode sobressair ao outro tem que ter o equilíbrio e conseguir isso que é difícil gosto dos dois gosto de filme com diálogo ainda mais quando tem mt do ator de teatro os filmes do bergman mas também amo atores quietos buster keaton jacques tati

qual seu gênero de cinema favorito?
filme de samurai e pornochanchada to brincando mas eu gosto muito dos dois mas não tenho gênero preferido não tenho talvez cineastas preferidos kurosawa, kielowski, bunuel, pasolini, almodóvar por aí, tem mt mas gosto mt de filme do cinema japonês da década de 40/50

vc gosta do ozu?
ozu não

vc consegue imaginar momentos sem as drogas?
não teria foto

preciso parar por aqui para não desgastar nossa relação
vou lavar uma louças, beijos